Kafka
Praga e Kafka.
11/10/20232 min read


Eu estava pensando sobre qual lugar escrever hoje.
Enquanto isso, Rebecca Ferguson continua tocando na minha playlist.
Pronto. Escolhi Praga.
Praga me proporcionou o melhor sábado da minha vida. Ainda não me lembro de algum sábado como aquele que tive por lá. Conheci um casal e com eles andamos por quase todos os principais pontos da cidade. Eles eram muito fofos, parecem que certos casais você logo identifica que há uma conexão muito profunda entre eles e que eles sorriem um para o outro com os olhos. Um dos lugares que me lembro muito foi o da imagem, que representa um grupo de túneis no subsolo da cidade e que tem uma coleção de estátuas religiosas, as quais algumas foram copiadas e colocadas na Ponte Charles.
Andamos pelo bondinho na cidade. Depois estivemos em um restaurante com opções mais veganas e próximo à estátua do Franz Kafka. Kafka é tão diferente. Lembro que quando li "A Metamorfose" fiquei com um sentimento tão estranho ao me deparar com a história de uma pessoa que se sente como inseto, como um grande nada. E como a sua família dependia dele para se manter e como a sociedade tem certas construções curiosas sobre papéis sociais e sobre o valor da pessoa humana. Ainda quando falamos de metamorfose, ela é sempre tão difícil, desafiadora.
Praga foi uma das melhores experiências da minha vida. Como disse há pouco tempo em uma crônica sobre Toulouse, certos lugares passam uma nostalgia muito boa. Era um lugar lindo e o casal foram duas das pessoas mais prazerosas que já conheci. Foi marcante. Ainda quando conversei com os dois, pelo que lembro, ele somente tinha morada na República Tcheca e ela tinha morado no exterior. Meses depois eu iria a um lugar chamado Bridgwater na Inglaterra, que curiosamente tinha ligação com a República Tcheca, e ela já havia morado lá. Depois falo mais sobre as minhas idas e vindas no Reino Unido. Mas curiosamente Bridgwater foi uma ponte (bridge), pois eu passaria ainda um bom tempo por Sawbridgeworth e Bridgend.
Sobre Praga, lembro ainda que naquele final de semana o país estava tendo eleições e um novo primeiro-ministro seria eleito. Era uma grande metamorfose. A vida é sobre isso, uma série de metamorfoses. Como a Rebecca Ferguson canta em "Good Days, Bad Days":
People say dream. But life's a bitch.
Remember she's not always on time. So give yourself a break. And be patient.
Right through your good days and bad days.
